Edit

Sobre Nós

A POINT TELECOM é uma empresa especializada na prestação de serviço de comunicação multimídia (SCM) com equipe altamente qualificada e especializada. Nosso foco nos permite criar diferenciais que proporcionam rapidez, confiabilidade, tranquilidade e segurança para todos os nossos clientes, ajudando-os sempre a atingirem seus objetivos.

Fale Conosco

Atendimento

(38) 3676-1665

Fique por dentro das novidades

Nosso Blog

5G traz novos riscos de insegurança digital, alerta cientista

Operadoras de telefonia estão atuando para corrigir brechas e vulnerabilidades. Estudo completo será apresentado durante a conferência Black Hat, que completa 25 anos em 2022.

O 5G está em expansão no Brasil e no mundo. No entanto, a desejada internet móvel pode não ser tão segura quanto se espera. É o que diz o cientista Altaf Shaik, da Universidade Técnica de Berlim. Ele examinou a maneira como dez operadoras de telefonia oferecem APIs (interfaces de programação de aplicação, em tradução livre) para a criação de aplicativos e softwares que usam Internet das Coisas (IoT). O resultado do estudo trouxe à tona vulnerabilidades em cada uma delas.

Segundo o pesquisador, pessoas mal intencionadas poderiam usar as falhas, consideradas simples, para obter informações sobre o SIM card do usuário. A peça é responsável por guardar o número do celular e liberar o acesso aos recursos da linha telefônica. Ele permitiria até mesmo controlar máquinas de forma remota.

Entre os dados que estariam vulneráveis estão identificadores, chaves secretas, informações de cobrança e também a identidade de quem comprou o chip de telefonia. Shaik acredita que, se não forem solucionadas, o vazamento dessas informações poderia ser o começo de uma nova era de ataques aos serviços de telecomunicações.

O estudo das vulnerabilidades foi feito em parceria com o pesquisador Shinjo Park. O resultado será será apresentado nesta quarta-feira (17) durante a conferência Black Hat, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento reúne hackers, pesquisadores e entusiastas do meio de segurança digital e completa 25 anos, em 2022.

Para formar o relatório que será exibido no encontro, os pesquisadores compraram planos de IoT nas dez operadoras escolhidas. Eles analisaram cartões SIM especiais feitos para a utilização da internet móvel de quinta geração em dispositivos IoT, o que os levou a ter o mesmo acesso a recursos que são liberados para aparelhos conectados ao ecossistema.

Segundo Shaik, a longo prazo, os cibercriminosos poderiam acessar o grande fluxo de dados dos usuários. Eles teriam maneiras de identificar e acessar dispositivos IoT. Seriam ainda capazes de enviar ou reproduzir comandos que não foram fornecidos pelos seus controladores originais.

Isso seria um problema grande, principalmente, para áreas que devem usar a tecnologia para controlar robôs ou dispositivos autônomos, como acontece em regiões agrícolas no exterior. Com a expansão da tecnologia, máquinas do gênero são projetadas com a capacidade de se conectar à internet 5G em locais onde o Wi-Fi não está disponível.

Brechas sobre falhas envolvendo o 5G estão sendo corrigidas

Como de praxe em pesquisas da área de segurança cibernética, o resultado dos testes foram repassados para as operadoras para que elas possam consertar os problemas encontrados. Sediadas na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, as empresas de telecomunicações não tiveram o nome divulgado pelos pesquisadores, mas informaram aos especialistas que a maioria das vulnerabilidades encontradas até agora está sendo corrigida. As falhas apresentavam graus de complexidade variados.

Durante o processo de checagem das brechas, Shaik ressaltou que nenhuma das operadoras detectou a sondagem dos pesquisadores, acendendo outro alerta sobre a falta de monitoramento do serviço. Espera-se que, com a identificação dos problemas, as empresas consigam trabalhar para oferecer um serviço com melhores etapas de segurança para seus consumidores

5G no Brasil

A medida que for ficando mais segura para ser utilizada, a nova geração de internet móvel deverá trazer grandes benefícios a consumidores com celulares compatíveis, bem como a máquinas que utilizam aplicações de Internet das Coisas. No Brasil, a conexão 5G estreou em julho a variante SA, também chamada de “pura”, primeiramente em Brasília (DF).

O cronograma original da Anatel que previa todas as capitais com 5G até o dia 29 setembro, mas sofreu alterações. Por enquanto, a rede está disponível em Brasília, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Goiânia (GO).

Deverão estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto as cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Nas demais capitais, o 5G deve chegar a partir de 28 de outubro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Você precisa de um link personalizado?

Entre em contato com nossos especialistas e nos conte mais sobre sua necessidade.